Sectur, Saúde e empresários se unem para construir Protocolo para Eventos


Na tarde de ontem (11), foi realizada uma reunião entre empresários e  instituições de Porto Seguro, Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e representantes da Saúde, com o intuito de dar continuidade ao protocolo para a área de eventos no município. Com participação ativa de mais de 20 membros, a Secretaria pode apresentar o trabalho que tem sido realizado para os mais diversos setores da pasta. A equipe da Sectur, composta por Paulo César Magalhães, Patrícia Martins, Sérgio Mehlem, Leonardo Fernandes, Débora do Carmo e a responsável pela coordenação dos protocolos e diretora de melhoria da experiência do turista, Andriva Rodrigues, têm trabalhado incansavelmente para que os documentos estejam de acordo com as normatizações para a retomada do Turismo.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, a reunião foi uma importante oportunidade para informar sobre o trabalho desenvolvido. “E que tem sido complexo, já que é um documento que tem poucas referências, e demorado, por ter que suprir demandas específicas de cada atividade turística. “O que fizemos ontem foi reunir o segmento de organizadores, realizadores e produtores de eventos para falar sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Sectur e Vigilância Sanitária, além de apresentar aos participantes, a espinha dorsal do protocolo de eventos e coletar contribuições dessas pessoas bastante experientes na realização de grandes eventos”, disse.

AÇÕES

O secretário informou ainda que os protocolos – que passam pela validação da Vigilância Sanitária – para todas as atividades do segmento turístico devem ser apresentados pela Prefeitura na próxima semana. “Mas o trabalho não para por aí. Para traduzir essa nossa preocupação com Saúde e toda a segurança que Porto Seguro merece, opiniões e contribuições dos empresários ainda serão ouvidas durante a semana em encontros virtuais com esse mesmo grupo. O que queremos é que os turistas e a população se sintam seguros”, informou.

A Prefeita Cláudia Oliveira ressaltou que esta é apenas uma das diversas ações realizadas para o Turismo. “A Sectur e a Secretaria de Saúde têm feito um excelente trabalho na elaboração dos protocolos de segurança em Saúde. Estaremos, nos próximos dias, apresentando todos eles para o município e lançando a Campanha Porto + Seguro, e o ambiente virtual onde teremos todo o conteúdo dessa campanha, que poderá ser facilmente acessado, além de informações precisas sobre o enfrentamento da Pandemia, o Plano de Retomada e o Plano de Contingência”, finalizou.

 

GRUPO

Vale salientar que o grupo de trabalho para o protocolo é consultivo e foi criado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento em Turismo (CMDT) do qual fazem parte:  Anderson Quaresma, Arena / Axé Moi; Paulo Onishi Toa Toa e Ilha dos Aquários; Vitor Baião, Vem Eventos; Pedro Abreu, Uiki Parracho; Toninho Barramares; Guto Moraes, Congrega Bahia Eventos; Marcio Queiroz, Buffet Queiroz; Valeria Ferraz,  Associação Comercial / CMDT; Nanci Costa, Senac / CMDT; Ricardo de Paula Júnior, Fly Club Trancoso; Frank Dib, Caraíva; Cória Monteiro, Senac; Flavia Goroni, Senai; Renato Costa, Forma Turismo; Antônio Vidal Chagas Filho, Vida Sport; Gabriel Guyrá, Caraíva; os convidados: Martin Gimenez, Morocha e Juninho Barramares; além dos colaboradores da pasta de Turismo, Paulo César Magalhães, Secretário da Sectur / CMDT; Patrícia Martins, a superintendente de Turismo Sectur / CMDT; Sérgio Mehlem, superintendente de Cultura Sectur; Luciane Minetto,  Diretora da Vigilância Sanitária; Leonardo Fernandes, Sectur; Débora do Carmo, Sectur e a responsável pela coordenação dos protocolos e diretora de melhoria da experiencia do turista, Andriva Rodrigues.

Representando a Câmara de Caraíva, Gabriel Güyrá, informou que a reunião foi muito construtiva. “Acho que a retomada será muito bem construída pelas secretarias, colaboradores e com muita responsabilidade. Acredito que faremos nossa parte em relação a elaborar o protocolo, mas dependemos de outras reaberturas anteriores como de aeroportos e hotéis. A comunidade de Caraíva e os produtores de evento estão muito preocupados com uma reabertura precipitada e visando apenas a economia. Somos muito frágeis e sem estrutura para enfrentar qualquer risco. Eu conversei com um grupo dos principais gestores de eventos em todos seguimentos de Caraíva e foi assim que fiz minhas sugestões para a elaboração do protocolo. Contamos também com a opinião da associação de nativos e o conselho ambiental”, ressaltou.

Como ele, a Gestora do SENAC  Porto Seguro e conselheira do CMDT, Nanci Costa salientou que a reunião foi  importante  para todos os presentes,  envolvidos com Eventos e com o Turismo, direta ou indiretamente.  “O alinhamento de ideias e a escuta ativa do poder público, através da Sectur,  quanto às demandas e contribuições, tão  significativas, dos empresários do Setor de Eventos ,  é   imprescindível  para maior assertividade  nesse momento de estudos e construção de protocolos quanto a  retomada do turismo e mais especificamente do segmento de eventos e o encontro possibilitou isso. Para o SENAC, a possibilidade de participar  nesse processo é uma excelente fonte para maior efetividade nas nossas ofertas de educação profissional”, comentou.

 

Porto Seguro participa de Capacitação sobre Lei Aldir Blanc

Ler matéria

A campanha” Meu destino é Bahia” supera 11 milhões de impressões nas redes sociais

Ler matéria

Lei Aldir Blanc é aprovada e beneficia Cultura

Ler matéria

Veja também

Plano Estratégico para retomada da economia em Porto Seguro é apresentado hoje

Ler matéria

Secretaria de Cultura e Turismo realiza Censo Cultural

Ler matéria

Ação coordenada neste domingo (14) visa fomentar turismo baiano

Ler matéria