São Sebastião – As diversas manifestações em Porto Seguro

Os festejos de São Sebastião em Trancoso são muito conhecidos e, além desse distrito, Caraíva e a sede de Porto Seguro também possuem manifestações culturais e religiosas ligadas ao santo protetor da peste, fome e guerra e é comemorado de maneiras variadas no município.

Na sede do Município, a Paróquia de São Sebastião realizou a festa do padroeiro e no final de semana reuniu centenas de fiéis, que acompanharam celebrações litúrgicas, eucarísticas e procissões, além da parte recreativa. No caso da Paróquia, uma das manifestações diferenciadas é amarrar fitinhas ao Mastro de São Sebastião e fazer pedidos.

Em Trancoso, outro exemplo é visto: o Mastro recebe pintura especial e o ritual se resume em trocar o Mastro que vai ficar por um ano levantado abençoando a todos que pelo Quadrado passarem e os pedidos de casamento – daqueles que se sentam no Mastro. A Puxada do Mastro é um espetáculo a parte e conta com o apoio da comunidade. Após este ritual, a comunidade participa do Samba de Couro, Dança do Moribundo e já ficam sabendo quem é o festeiro do próximo ano. A finalização da cerimônia acontece na Casa das Festas do Povo de Trancoso, com danças e música. A autenticidade do evento é inigualável.

 

Há ainda manifestações das tradições em Caraíva. Na localidade, às 15h, a comunidade seguiu em cortejo com as imagens de São Sebastião e a de Nossa Senhora. Segundo o fotógrafo Leo Barreto, que mora há um ano em Caraíva, mas que frequenta a localidade há 15, o festejo ainda contou com o Batuque e a chegada do Boi Banga.

“A Festa foi linda! O Mastro foi retirado da mata, ornamentado e colocado na posição que vai permanecer até a próxima festa. Também tivemos uma surpresa, com o Boi Banga, pois o responsável faleceu ano passado e a família ainda está em luto. No entanto, a comunidade se reuniu e o confeccionou em dois dias”, ressaltou.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, tantos eventos ligados ao santo são uma expressão de fé e de manifestações da cultura popular ainda preservada. “Temos este forte viés de preservação cultural em Porto Seguro. Sejam nos distritos ou na sede, é um orgulho saber que as tradições continuam se perpetuando, por meio das famílias”, argumentou.

Créditos: Fotógrafo Léo Barreto/ Caraíva

Lei Aldir Blanc é aprovada e beneficia Cultura

Ler matéria

Plano Estratégico para retomada da economia em Porto Seguro é apresentado hoje

Ler matéria

Secretaria de Cultura e Turismo realiza Censo Cultural

Ler matéria

Veja também

Ação coordenada neste domingo (14) visa fomentar turismo baiano

Ler matéria

Sectur, Saúde e empresários se unem para construir Protocolo para Eventos

Ler matéria

Segmento Cultural em Porto Seguro tem pesquisa realizada pela Sectur

Ler matéria