São Sebastião – As diversas manifestações em Porto Seguro

Os festejos de São Sebastião em Trancoso são muito conhecidos e, além desse distrito, Caraíva e a sede de Porto Seguro também possuem manifestações culturais e religiosas ligadas ao santo protetor da peste, fome e guerra e é comemorado de maneiras variadas no município.

Na sede do Município, a Paróquia de São Sebastião realizou a festa do padroeiro e no final de semana reuniu centenas de fiéis, que acompanharam celebrações litúrgicas, eucarísticas e procissões, além da parte recreativa. No caso da Paróquia, uma das manifestações diferenciadas é amarrar fitinhas ao Mastro de São Sebastião e fazer pedidos.

Em Trancoso, outro exemplo é visto: o Mastro recebe pintura especial e o ritual se resume em trocar o Mastro que vai ficar por um ano levantado abençoando a todos que pelo Quadrado passarem e os pedidos de casamento – daqueles que se sentam no Mastro. A Puxada do Mastro é um espetáculo a parte e conta com o apoio da comunidade. Após este ritual, a comunidade participa do Samba de Couro, Dança do Moribundo e já ficam sabendo quem é o festeiro do próximo ano. A finalização da cerimônia acontece na Casa das Festas do Povo de Trancoso, com danças e música. A autenticidade do evento é inigualável.

 

Há ainda manifestações das tradições em Caraíva. Na localidade, às 15h, a comunidade seguiu em cortejo com as imagens de São Sebastião e a de Nossa Senhora. Segundo o fotógrafo Leo Barreto, que mora há um ano em Caraíva, mas que frequenta a localidade há 15, o festejo ainda contou com o Batuque e a chegada do Boi Banga.

“A Festa foi linda! O Mastro foi retirado da mata, ornamentado e colocado na posição que vai permanecer até a próxima festa. Também tivemos uma surpresa, com o Boi Banga, pois o responsável faleceu ano passado e a família ainda está em luto. No entanto, a comunidade se reuniu e o confeccionou em dois dias”, ressaltou.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, tantos eventos ligados ao santo são uma expressão de fé e de manifestações da cultura popular ainda preservada. “Temos este forte viés de preservação cultural em Porto Seguro. Sejam nos distritos ou na sede, é um orgulho saber que as tradições continuam se perpetuando, por meio das famílias”, argumentou.

Créditos: Fotógrafo Léo Barreto/ Caraíva

Prefeitura realiza evento de boas-vindas a Daniela Mercury

Ler matéria

Blocos Culturais embalam milhares de foliões

Ler matéria

Exposição na Casa da Lenha, Rei Momo e Blocos de Rua animam primeira noite de Carnaval

Ler matéria

Veja também

Porto Seguro terá receptivo especial para Carnaval

Ler matéria

Rota dos blocos do Carnaval Cultural terá policiamento reforçado

Ler matéria

Mais dois imortais são empossados na Academia de Letras de Porto Seguro

Ler matéria