Prefeito e vice-prefeito de Porto Seguro recebem homenagem do Festival de Cinema de Trancoso

Na noite desta quinta-feira (17), o Festival Internacional de Cinema de Trancoso prestou homenagens ao prefeito de Porto Seguro(BA), Jânio Natal, e ao vice-prefeito e secretário de turismo, Paulinho Toa Toa, tendo a Prefeitura Municipal como um dos principais patrocinadores do evento que visa promover a cultura local, história, atrair turistas e divulgar os talentos da Terra Mãe do Brasil.

Na ocasião foi exibido o curta-metragem “Os Construtores”, com duração de 15 minutos, que é uma homenagem à série original da Netflix “La Casa de Papel”, de forma poética, desperta para a ressignificação dos encontros individuais e coletivo e representa o simbolismo da reconstrução do Brasil, pois há entre os personagens Pedro Álvares Cabral e os índios Pataxós, e aborda ainda os temas das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU) para a Agenda 2030, visando um mundo melhor e mais sustentável.

O filme também será exibido no Festival de Cinema de Nova Iorque, em junho, concorrendo ao prêmio da categoria de Filmes Experimentais, e foi convidado a participar de rodada de conversa no Festival de Cinema de Gramado, que completará 50 anos em agosto.

O prefeito Jânio Natal parabenizou à diretora e curadora do Festival de Cinema de Trancoso, Flávia Barbalho, e a todos envolvidos. “Parabéns pela dedicação, empenho e amor pela nossa cultura e pelo seu trabalho Flávia. Saiba que nós nos orgulhamos do seu trabalho e todos os envolvidos nesse projeto do Festival de Cinema de Trancoso. Eu, a prefeitura e a Câmara dos vereadores estaremos sempre a disposição para apoiarmos e incentivarmos a cultura e a educação em nosso município. O Festival de Cinema de Trancoso tem uma trajetória promissora nos festivais de cinema do mundo na atualidade ”, destaca o prefeito de Porto Seguro.

Já o vice-prefeito e secretário municipal de turismo, Paulinho Toa Toa, ressaltou a importância do Festival de Cinema para promoção da cultura e educação na cidade e a participação dos indígenas no curta-metragem e outras ações do evento. “Parabenizo à Flávia Barbalho pela iniciativa, que há 4 anos movimenta a cultura e educação do nosso município através do cinema, aos alunos da oficina de cinema que produziram o filme Ös Construtores” com esta mensagem tão importante de cuidarmos mais uns dos outros, e aos adultos que atuaram no filme, bem como os índios Pataxós que são a raiz da nossa Porto Seguro e do Brasil. Eu acredito que tudo que pudermos fazer aqui em nosso município, a “Terra Mãe do Brasil”, que traga à frente os Pataxós, honrando-os como os primeiros habitantes do nosso país, é de grande valor. Assim como iniciamos em 2021 a comemoração do aniversário do Brasil em 22 de abril, e não apenas como data do Descobrimento, o que valoriza os que já habitavam aqui quando os portugueses chegaram”, disse Paulinho Toa Toa.

Na ocasião também foram destaque a secretária de educação, Dilza Reis, a presidente da Câmara dos Vereadores, Ariana Prates, e o cerrado líder do governo Dilma Santiago, que compuseram a mesa de honra.

“Os Construtores” foi produzido na Oficia de Cinema do IV Festival de Cinema de Trancoso, realizado no distrito no sul da Bahia em novembro de 2021, com a participação de 78 jovens capacitados durante o ano. Foi filmado em plano sequência, ou seja, sem cortes e com 50 pessoas em cena, entre elas alunos da rede pública. Os participantes são de Trancoso, Arraial d’Ajuda, Caraíva, Itabela e de Porto Seguro.

O Festival Internacional de Cinema de Trancoso 2022 será nos dias 09 a 17 de setembro, com o tema “Novas Referências”.

Visite o site do Festival e saiba mais. www.festivaldecinemadetrancoso.com.br

Por SETUR Porto Seguro
Fotos Prefeitura de Porto Seguro

Título: 6ª Meia Maratona do Descobrimento atrai mais de dois mil atletas à competição

Ler matéria

Festividades do Aniversário do Brasil movimenta a Cidade Histórica neste sábado

Ler matéria

🌎 Porto Seguro para o Mundo marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 🇵🇹✈️

Ler matéria

Veja também

Campanha Porto Seguro para o Mundo chega a Portugal para negociar voos internacionais

Ler matéria

Porto Seguro realiza a maior e mais moderna ação de promoção do destino turístico da sua história

Ler matéria

Artesãos de Porto Seguro participam da Feira Artesanato Bahia em Arraial d´Ajuda

Ler matéria