Porto Seguro recebe equipe do MTur e da UFF

Porto Seguro recebe equipe do MTur e da UFF para validação do roteiro rural “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”

Entre os dias 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021 Porto Seguro (BA), através da Secretaria Municipal de Turismo, Serviços, Atividades e Transportes Turísticos (SETUR), recebe as equipes técnicas do Ministério do Turismo (MTur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), responsáveis pelo projeto “Experiências do Brasil Rural”: Rodrigo Moreles Canez – Analista Técnico do MTur; Osiris Marques (UFF) – coordenador geral do projeto; Verônica Mayer (UFF) – coordenadora local do projeto, roteiro “Terra Mãe do Brasil”, Rocézar Amaral e Paulo Medeiros – registros de imagens.

Durante a semana, os atrativos como fazendas, hospedagens e propriedades da agricultura familiar, participantes do roteiro denominado “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, criado e fomentado pela Secretaria de Turismo de Porto Seguro, passarão por avaliações com base nos conceitos e ideias apresentadas durante a fase de capacitação, além da verificação da viabilidade de cada experiência desenvolvida no decorrer do projeto. “Nosso roteiro contempla quatro distritos, onde mais de 50% das áreas são rurais e de proteção ambiental, ainda pouco conhecidas pelo grande público. Esse projeto está dando mais visibilidade e qualidade ao turismo rural de Porto Seguro e irá surpreender os viajantes de todo o país”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de turismo Paulinho Toa Toa.

No final da tarde desta segunda-feira (29), pouco após aterrissarem em Porto Seguro, os profissionais foram recepcionados pela equipe da SETUR, Anderson Quaresma – Secretário Adjunto do Turismo, Aline Rodrigues – Superintendente de Produto Turístico – e Fernanda Rodrigues – Diretora de Comunicação, além da empresária e hoteleira Renata Tardin, da Bahia Active e Hotel Estalagem. O encontro foi no bar e restaurante Gallo Deck, na região central da cidade, em um encantador entardecer à beira do Rio Buranhém,.

Os representantes do Ministério do Turismo e Universidade Federal Fluminense irão visitar quase todas as atrações do roteiro rural “Terra Mãe do Brasil”, em uma programação intensa, que conta com carro e van de apoio cedida pela Prefeitura de Porto Seguro. Mas, o principal transporte deles será a bicicleta, que compõem o cicloturismo e proporcionará maior imersão às vivências do turismo rural.

As atividades do “Experiências do Brasil Rural”, iniciado em junho de 2021, tem entre os seus objetivos: qualificar, incentivar e capacitar empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação e aprimoramento de roteiros de experiência. A validação é a última etapa do projeto, que acontece após meses de muito trabalho feito de forma remota, nas fases de diagnóstico, capacitações, mentorias, seminários, oficinas de experiências e ações de promoção e apoio à comercialização do roteiro. Segundo o MTur, a expectativa é que as experiências desenvolvidas a partir do projeto possam ampliar e diversificar a oferta turística brasileira.

Por: Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro – SETUR
Fotos: SECOM e arquivos pessoais

Filme produzido no IV Festival de Cinema de Trancoso (BA) é selecionado para o festival de cinema nos Estados Unidos

Ler matéria

Porto Seguro pode voltar a ser rota dos principais cruzeiros turísticos

Ler matéria

Turismo em Porto Seguro é normalizado após o sol voltar a brilhar

Ler matéria

Veja também

Roteiro do turismo rural de Porto Seguro recebe validação do Ministério do Turismo e da UFF com excelência

Ler matéria

Encerramento do Festival gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda surpreende com parrilha do Chef Marcos Livi

Ler matéria

Festival de Cinema de Trancoso

Ler matéria