Lei Aldir Blanc – Editais Culturais em Porto Seguro são entregues em tempo recorde

2021 está batendo à porta, mas o trabalho da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro (Sectur) não para. Há dois dias do novo ano, os acertos finais dos repasses e prestações de contas dos Editais Culturais estão sendo finalizados. E em tempo recorde: em menos de 3 meses foram realizados três editais do Porto Mais Cultura (Linguagens artísticas, Intervenções Artísticas e Espaços Culturais). Na manhã de hoje (30), por exemplo, foi realizada a entrega dos Certificados dos aos contemplados do Edital Porto Mais Cultura – Intervenções Artísticas.

E para que tudo ocorresse de forma célere, mesmo antes da existência da lei, a Sectur já havia iniciado o cadastro dos artistas e produtores da Cultura bem como espaços culturais municipais. Já com o aporte do Governo Federal foi realizado, por meio de decreto, o reconhecimento e credenciamento dos mesmos; a criação de comissão avaliadora dos trabalhos; os editais de chamamento público; a visita aos espaços artísticos culturais; a avaliação dos trabalhos propostos por centenas de inscritos; a inspeção pela Comissão das obras físicas instaladas por todo o município, o repasse dos pagamentos; e a certificação dos artistas, produtores e espaços culturais, que tanto tem feito pelo município.

 

IDONEIDADE

A transparência em todo o processo pode ser observada desde a formação de uma comissão formada por representantes da Sociedade Civil e da Administração Pública. Além disso, a abertura dos envelopes de habilitação de todos os proponentes ao edital foi transmitida via Facebook na página da Prefeitura de Porto Seguro. E aqueles que foram inabilitados tinham a disponibilidade de recurso para pedir reavaliação, tanto para habilitação, quanto na entrega do material produzido, o que houve em diversos casos.

Todo o material produzido poderá ser visto no site www.portosegurotur.com.br/portomaiscultura.  Há também as intervenções artísticas – obras físicas, que trouxeram nova vida a muitos locais do município. Ao todo, são 10 as intervenções artísticas, que contam com revitalização de escadarias, muros e esculturas em praças. Esse legado ficará para as próximas gestões e para a população.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, o intenso trabalho da Sectur resultou em uma entrega rápida e de forma idônea, um exemplo para diversas localidades. “Outras secretarias também estiveram envolvidas no processo e auxiliaram a celeridade de entrega. Assim fizemos nossa parte com gestores e como cidadãos preocupados com a que a pandemia tem causado em todo o setor cultural”, comentou.

A Prefeita Cláudia Oliveira ressaltou que o empenho da Prefeitura como um todo, a deixou impressionada. “Os colaboradores fizeram, em tempo recorde, o que muitas prefeituras no Brasil todo não conseguiram desenvolver. E o resultado é um lindo trabalho físico em diversos pontos do município e um site com material que fica como legado não só desta gestão, mas dos artistas, que poderão utilizar o site também como portifólio de trabalho”, finalizou.

Prefeita Cláudia Oliveira participa de abertura do Museu e entrega de uniformes aos monitores da Cidade Histórica

Ler matéria

Ação inédita de Porto Seguro entrega mimos para 50 influencers nacionais

Ler matéria

Conheça os novos pontos turísticos de Porto Seguro

Ler matéria

Veja também

PORTO SEGURO – Press Trips finalizam campanhas de 2020 para a retomada do Destino

Ler matéria

Decolar classifica Porto Seguro como oitavo destino mundial mais procurado por estrangeiros

Ler matéria

Após 40 anos, Sinos da Igreja São João Batista dos Índios voltam a badalar

Ler matéria