Festival Internacional de Cinema de Trancoso chega a sua 3ª Edição

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, a mostra será realizada em Trancoso

Trancoso recebe, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro a 3ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso. Para este ano, o tema será Raízes, destacando a região geográfica de Trancoso: a Costa do Descobrimento, berço das tradições, da história e da cultura do Brasil.

E para contar e encantar o público, o evento trará películas de personagens ilustres da cultura brasileira. Humberto Mauro, Maria Betânia, Ney Matogrosso e Dona Onete – a rainha do Carimbó, terão suas histórias contadas em diversos espaços e o cinema mudo na Igreja de São João Batista, no Quadrado de Trancoso.  Outra presença confirmada é do premiado diretor Neville d’Almeida.

CURSO DE CINEMA

Como nos anos anteriores, o Festival Internacional de Cinema de Trancoso, realiza o curso de Introdução ao Cinema para alunos do Ensino Médio em parceria com as Coordenações das escolas da região. Ao todo, foram 40 participantes da primeira etapa – online -, que teve a mentoria diretor de cinema Cláudio Costa Val, um dos fundadores da Escola Livre de Cinema, de Belo Horizonte.

Para este ano, as obras de Charlie Chaplin foram as escolhidas para a montagem dos roteiros, que serão adaptados para a realidade de 2020. Um encontro, desta vez presencial, realizado no último sábado, teve a finalidade de dividir as ‘tarefas’ na produção do roteiro, figurino, entre outras funções em aulas práticas, além da gravação de curta-metragens.  O curso ainda conta com a terceira e quarta etapas, que consistem na montagem e edição dos Curtas monitorados pelo professor do curso e o lançamento das produções, durante o Festival.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do festival acontecerá no Teatro Loccitane e diversas atividades serão realizadas no Quadrado de Trancoso durante os dias e noites do evento, que já se inicia com uma linda Lua Cheia. Mais quatro locais ainda estão escalados para o itinerário do evento: a Casa de Perainda,  a Casa de Festas do Povo de Trancoso, PalletPub e Teatro Trancoso. A primeira recebe, no dia 1º de dezembro, às 14h, uma oficina de sustentabilidade com o Pajé da Reserva Pataxó da Jaqueira. Na ocasião, o pajé entregará mudas às crianças para o plantio.

Segundo Flávia Barbalho, organizadora do evento, os participantes se tornarão guardiões das plantas. “No mesmo local, às 15h terá inicio uma roda de conversa sobre sustentabilidade com os patrocinadores, e a exibição do Filme Dona Onete, a rainha do Carimbó. Na Casa das Festas do Povo de Trancoso será transformado em um museu audiovisual, do dia 1º a 4, para visitação entre 16h e 22h, e ainda há exibição de filmes de Charlie Chaplin. As outras películas serão exibidas na Igreja São João Batista, no Quadrado”.

Para fechar o Festival, a organizadora do evento adiantou que haverá um luau no Fly Club Trancoso, com ritual indígena e exibição de filmes de Neville D’Almeida e de Jorge Mourão. Renato Falcão, diretor das animações Rio e A Era do Gelo também marcará presença no evento.

O primeiro encontro presencial do curso de Cinema aconteceu no último sábado, dia 14

Exposição Cadeiras Brasileiras é aberta oficialmente na Casa da Lenha

Ler matéria

Mais um Festim é realizado no Esquina do Mundo

Ler matéria

Festival Gastronômico Esquina do Mundo realiza primeiro Festim

Ler matéria

Veja também

O Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães e Gilson Machado, presidente da Embratur, na São Paulo Boat Show

Secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro visita stand da Embratur

Ler matéria

Sectur realiza visita técnica com parceiros do Club Med

Ler matéria

Festival Gastronômico contará com 32 restaurantes participantes

Ler matéria