Festival Internacional de Cinema de Trancoso chega a sua 3ª Edição

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, a mostra será realizada em Trancoso

Trancoso recebe, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro a 3ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso. Para este ano, o tema será Raízes, destacando a região geográfica de Trancoso: a Costa do Descobrimento, berço das tradições, da história e da cultura do Brasil.

E para contar e encantar o público, o evento trará películas de personagens ilustres da cultura brasileira. Humberto Mauro, Maria Betânia, Ney Matogrosso e Dona Onete – a rainha do Carimbó, terão suas histórias contadas em diversos espaços e o cinema mudo na Igreja de São João Batista, no Quadrado de Trancoso.  Outra presença confirmada é do premiado diretor Neville d’Almeida.

CURSO DE CINEMA

Como nos anos anteriores, o Festival Internacional de Cinema de Trancoso, realiza o curso de Introdução ao Cinema para alunos do Ensino Médio em parceria com as Coordenações das escolas da região. Ao todo, foram 40 participantes da primeira etapa – online -, que teve a mentoria diretor de cinema Cláudio Costa Val, um dos fundadores da Escola Livre de Cinema, de Belo Horizonte.

Para este ano, as obras de Charlie Chaplin foram as escolhidas para a montagem dos roteiros, que serão adaptados para a realidade de 2020. Um encontro, desta vez presencial, realizado no último sábado, teve a finalidade de dividir as ‘tarefas’ na produção do roteiro, figurino, entre outras funções em aulas práticas, além da gravação de curta-metragens.  O curso ainda conta com a terceira e quarta etapas, que consistem na montagem e edição dos Curtas monitorados pelo professor do curso e o lançamento das produções, durante o Festival.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do festival acontecerá no Teatro Loccitane e diversas atividades serão realizadas no Quadrado de Trancoso durante os dias e noites do evento, que já se inicia com uma linda Lua Cheia. Mais quatro locais ainda estão escalados para o itinerário do evento: a Casa de Perainda,  a Casa de Festas do Povo de Trancoso, PalletPub e Teatro Trancoso. A primeira recebe, no dia 1º de dezembro, às 14h, uma oficina de sustentabilidade com o Pajé da Reserva Pataxó da Jaqueira. Na ocasião, o pajé entregará mudas às crianças para o plantio.

Segundo Flávia Barbalho, organizadora do evento, os participantes se tornarão guardiões das plantas. “No mesmo local, às 15h terá inicio uma roda de conversa sobre sustentabilidade com os patrocinadores, e a exibição do Filme Dona Onete, a rainha do Carimbó. Na Casa das Festas do Povo de Trancoso será transformado em um museu audiovisual, do dia 1º a 4, para visitação entre 16h e 22h, e ainda há exibição de filmes de Charlie Chaplin. As outras películas serão exibidas na Igreja São João Batista, no Quadrado”.

Para fechar o Festival, a organizadora do evento adiantou que haverá um luau no Fly Club Trancoso, com ritual indígena e exibição de filmes de Neville D’Almeida e de Jorge Mourão. Renato Falcão, diretor das animações Rio e A Era do Gelo também marcará presença no evento.

O primeiro encontro presencial do curso de Cinema aconteceu no último sábado, dia 14

Avião da ITA pousa em Porto Seguro pela primeira vez

Ler matéria

1º Fórum de Sustentabilidade de Trancoso apoia desenvolvimento turístico responsável

Ler matéria

Porto Seguro sai na frente

Ler matéria

Veja também

Porto Seguro receberá grandes navios na temporada 2021/2022

Ler matéria

Turismo Rural em Porto Seguro

Ler matéria

Festival Gastronômico em Porto Seguro – “Raízes de Porto Seguro”

Ler matéria