Festival Gastronômico contará com 32 restaurantes participantes

Na manhã de hoje (20), no Eco Resort Hotel, foi realizada a Abertura do Festival Gastronômico Esquina do Mundo, evento que reúne 32 restaurantes de Arraial d’Ajuda e que conta com a realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Gastronomia d’Ajuda, patrocínio da Prefeitura de Porto Seguro e correalização do  Senac e Sebrae.

Na ocasião, estiveram presentes, o presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, Eduardo Oberlaender, que também representou o presidente da Abrasel Bahia, Luiz Henrique Amaral; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Oliver Abade; a gestora do Senac – Porto Seguro, Nanci Costa; o gerente regional Sebrae Extremo Sul, Alex Silva de Brito; e a gestora de Projeto de Turismo, Flávia Goroni; a diretora de Experiência do Turista, Andriva Rodrigues, representando o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães; a Superintendente de Turismo, Patrícia Martins, representando a Prefeita Claudia Oliveira; representantes dos restaurantes participantes e convidados.

O evento contou com um esquete apresentada pela Cia de Teatro Arte e Expressão Dionísio e com a apresentação de Flavia Paixão, especialista em Gestão Estratégica e Marketing para Pequenas Empresas. Rafael Braga, da Agência 4 apresentou o planejamento e informações sobre o evento, além dos pratos selecionados para essa edição, ressaltando que, por conta da Pandemia, a edição 2020 do Festival será mais intimista e a recepção acontecerá dentro dos restaurantes participantes e também nos Festins, que ocorrerão nos dias 25 e 28 deste mês.

 

TEMA

Com o tema Portugal, os 32 restaurantes criaram pratos tradicionais da Culinária portuguesa e releituras, que enchem os olhos e o apetite.  E a inovação não está só no tema: nas redes sociais, o Festival contará com os programas Tim Tim, que apresentará dicas de harmonizações de bebidas com pratos portugueses; a Cozinha Show com participações dos cheffs e cozinheiros Caio Silva (Banzé), Thiago Paixão (Biri Biri Gastronomia), Luciano Muradas (Consultor gastronômico na Costa do Descobrimento), Adalto Reis (Mulatos), Dom Fabrízio (Dom Fabrízio), Monica Oumatu (Oumatu Buffet), Natália Dardengo (Paulinho Pescados e Barraca do Faria) e Marla Rodrigues (Pé Roxo Praia Bar). A Cozinha Kids também tem quitutes pelas mãos da Cheff Ianca Moura (Penny Lane) e convidados; e o Ora, Pois!, onde os cheffs apresentam receitas portuguesas, para deleite e experimentação dos espectadores.

Eduardo Oberlaender ressaltou os desafios e dificuldades desta edição, e agradeceu os participantes que persistem e são responsáveis pelo lindo trabalho realizado. Nanci ressaltou as parcerias para o evento e a importância do Festival, tanto para o trade, quanto para a memória afetiva, os sons e os aromas experienciados. Disse ainda que o “sentimento é de gratidão pela maravilhosa habilidade humana na gastronomia e por trazerem luz ao oferecerem um dos rituais mais maravilhosos da vida: o sentar à mesa e saborear as delícias que preparam”, salientou.

Alex Brito declarou sua alegria em fazer parte deste evento e destacou o tema Gastronomia, que tem sido debatido em todo o mundo, como abertura para destinos. A superintendente de Cultura parabenizou os restaurantes e entidades participantes que fazem história com o Esquina do Mundo que já é um sucesso.

“O Esquina do Mundo ficou em nossos corações e essa também é o sentimento da Prefeita Cláudia Oliveira, que ficou apaixonada que essa parceria construída em 2019 e que perdura nesse evento maravilhoso e cheio de tempero. A gestão tem feito muito através da Sectur para fomentar e trazer mais eventos e que sejam produtos de incremento turístico para nossa cidade, distritos e região. A relevância desse, como outros eventos,  é muito grande e a tônica da gestão da Prefeita Cláudia e da Sectur. Agradeço também às entidades que vão continuar levando o sabor do Festival para 2021. E contem comigo e com Cláudia Oliveira para o próximo ano”, comentou. A superintendente homenageou o Dia da Consciência Negra através da menção à fotógrafa Isaura Assay,colaboradora do evento desde 2019.

Após a declaração de Patrícia, dois vídeos da Campanha ‘Que Bom Voltar a Te Receber’, da Prefeitura de Porto Seguro, foram veiculados no Evento: o jingle e o de divulgação de Arraial d’Ajuda.

Para saber mais sobre o festival, acesse www.gastronomiadajuda.com.br.

Exposição Cadeiras Brasileiras é aberta oficialmente na Casa da Lenha

Ler matéria

Mais um Festim é realizado no Esquina do Mundo

Ler matéria

Festival Gastronômico Esquina do Mundo realiza primeiro Festim

Ler matéria

Veja também

O Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães e Gilson Machado, presidente da Embratur, na São Paulo Boat Show

Secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro visita stand da Embratur

Ler matéria

Sectur realiza visita técnica com parceiros do Club Med

Ler matéria

Festival Gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda começa amanhã

Ler matéria