Festa de São Sebastião tem início nesta sexta-feira

Tem início nesta sexta-feira, dia 17, a tradicional Festa de São Sebastião, em Trancoso. Há décadas a festa é realizada no Quadrado de Trancoso e a programação contará com o tríduo que se inicia na sexta-feira, às 19h, missa em Homenagem ao santo, na Igreja São João Batista, seguido da apresentação da Orquestra de Trancoso.

Já no sábado, dia 18, às 19h, o segundo dia de festejo, a missa terá a participação do Grupo de Oração Luz Divina. No domingo, dia 19, além da celebração Eucarística haverá a preparação pela comunidade para a parte recreativa do evento, que terá início após a missa. A preparação acontecerá a partir das 16h.

Na segunda-feira, dia 20, os festejos começarão bem cedo. Às 5h, na Casa das Festas, já se iniciará a concentração para a puxada dos mastros. Às 7h, será servido o café da manhã e às 12h, o almoço. A Missa será celebrada às 16h, seguida da procissão de cânticos de voz. Logo após as celebrações religiosas, haverá Samba, Levantada do Mastro, Dança do Moribundo e Passagem do Mastro para o próximo festeiro, todos no Quadrado.

As festeiras do evento desse ano são a cerimonialista Mannu Carvalho e a cantora Elba Ramalho.

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, explicou que esta é mais uma das tradições presentes em Porto Seguro, o que reafirma o legado da Terra Mater do Brasil. “A Festa de São Sebastião é um evento único e que revela as raízes da tradição trancosoense. A puxada dos mastros, as danças e todo o cerimonial da festa é uma herança que tem sido passada por gerações. Por essa e outras razões é que esta festa deve ser conhecida, tanto pela comunidade, quanto pelos turistas. Venha vivenciar esta experiência e conhecer um pouco da Cultura de Porto Seguro”, acrescentou.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, destaca que as festas religiosas da cidade, como a Festa de São Sebastião, são verdadeiros patrimônios culturais da comunidade. “Temos uma imensa riqueza cultural em nosso município e, por isso, iremos continuar valorizando e apoiando as diversas manifestações e tradições”, frisa, a gestora municipal, Cláudia Oliveira, salientando a importância da fé para a nosso povo.

Folia em Porto Seguro contará com 53 blocos carnavalescos

Ler matéria

Prefeitura de Porto Seguro anuncia programação do Carnaval 2020

Ler matéria

Carnaval Cultural – Inscrições para o edital de premiação seguem até segunda-feira, dia 17

Ler matéria

Veja também

Pároco de Trancoso comemora festejos de São Sebastião e São Brás

Ler matéria

Secretário de Cultura e Turismo recebe convite para palestrar em Seminário

Ler matéria

Música durante a madrugada, brincadeiras e solenidades religiosas marcam fim dos festejos de São Brás

Ler matéria