Festa de São Brás: Acolhida às manifestações Histórico-Culturais regem festejo

O segundo dia da Festa de São Brás, em Trancoso, dá continuidade às celebrações que seguem até o próximo dia 3, segunda-feira, Dia do Padroeiro. Para além disso, a Comunidade tem feito um grande trabalho de resgate, tanto Religioso, quanto Histórico-Cultural. A Paróquia e a comunidade decidiram por realizar os festejos de forma intimista e de resgate das raízes trancosenses, e mostrar nesse festejo, um pouco das tradições realizadas antigamente.

Uma das tradições culturais resgatadas pelos festeiros e organizadores da festa é o Pau de Sebo, que apesar de ser típica de festas de São João, em Trancoso era realizada em São Brás. Nela, um mastro é untado de sebo, eventualmente enfeitado com faixas coloridas, no qual as pessoas precisam subir para conseguir pegar prendas em seu topo.

 

PROGRAMAÇÃO

Hoje acontece o último dia do tríduo, às 19h. Às 21h é realizada a abertura da festa, com a apresentação do Samba de Couro. A partir daí tem início uma programação ininterrupta que, às 23h59, contará com os shows de Mariana Aydar, Folhinha Verde e Edinho Caraíva; às 5h, com o Samba de Couro e a chegada do Mastro Novo; entre 8h e 12h, a preparação o almoço, para das 12h às 14h serem servidas as refeições.

Brincadeira e folguedos acontecerão entre 14h e 16h, com a programação dedicada às crianças. Já a Missa festiva de São Brás acontece às 16h seguida de bênção da garganta, procissão e a Subida do Mastro. Às 18h, é realizado o encerramento da festividade com a Dança do Marimbondo e a escolha dos próximos festeiros de São Brás.

Créditos: Sectur

Lei Aldir Blanc é aprovada e beneficia Cultura

Ler matéria

Plano Estratégico para retomada da economia em Porto Seguro é apresentado hoje

Ler matéria

Secretaria de Cultura e Turismo realiza Censo Cultural

Ler matéria

Veja também

Ação coordenada neste domingo (14) visa fomentar turismo baiano

Ler matéria

Sectur, Saúde e empresários se unem para construir Protocolo para Eventos

Ler matéria

Segmento Cultural em Porto Seguro tem pesquisa realizada pela Sectur

Ler matéria