Encerramento do Festival gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda surpreende com parrilha do Chef Marcos Livi

Evento gastronômico em Arraial d’Ajuda movimenta o turismo e tem patrocínio da Prefeitura e Secretaria de Turismo de Porto Seguro

Pratos elaborados, sobremesas e drinks tropicais deram o tempero especial da 3ª edição do Festival Gastronômico Esquina do Mundo, realizado de 13 a 30 de novembro em Arraial d’Ajuda, litoral norte de Porto Seguro. Neste domingo (05), um evento especial de encerramento, ocorrido na Pousada Santo Mar, teve como a grande atração a presença do Chef Marcos Livi, gaúcho radicado em São Paulo e uma das maiores autoridades do país quando o assunto é churrasco. Além de palestrar durante a cerimônia de encerramento, os presentes puderam usufruir do projeto de assinatura do chef: o “A ferro e fogo”. Com a brasa no chão e várias opções de assados, as pessoas são convidadas a circular entre as estações e a experimentar e compartilhar experiências.

O evento contou também com a participação de chefes e cozinheiros dos restaurantes inscritos e a presença de autoridades da Prefeitura Municipal de Porto Seguro: o vice-prefeito e secretário de turismo Paulinho Toa Toa, o secretário adjunto de turismo Anderson Quaresma e a superintendente comercial da SETUR, Alessandra Quaresma; além de empreendedores dos setores turístico e gastronômico, representantes das instituições realizadoras e empresas patrocinadoras. A cerimônia de encerramento ainda surpreendeu os presentes com o lançamento dos temas dos Festivais Esquina do Mundo e Raízes para 2022! Para o Esquina, o tema será “O Campo encontra o Mar”; para o Raízes, o tema será “Gastronomia — História e Cultura”.

“Estou muito feliz com a realização de mais um grande encontro gastronômico em nossa querida Terra Mãe do Brasil, que além de movimentar a economia local e atender os turistas e moradores com variedade e sabores da nossa terra, reunião chefs renomado nacionalmente. Para 2022, tenham certeza que podem continuar contando com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, para que o Festival cresça ainda mais”, destaca o prefeito Jânio Natal.

Realizado todo mês de novembro desde sua concepção, o Festival Esquina do Mundo cresce e se supera a cada ano. Realizado pela Abrasel, e correalização da Prefeitura de Porto Seguro, através da SETUR e aprovação do Conselho Municipal de Turismo (CMDT), em parceria com SEBRAE e SENAC. Neste ano, com o tema “Cozinha Fusion – Gastronomia que une pessoas e culturas”, o Festival Esquina do Mundo contou ainda com a presença de chefs ilustres ao longo de todo evento e também com um nome de peso da gastronomia nacional: Paulo Solmucci, presidente da Abrasel que durante a cerimônia de encerramento elogiou a gastronomia da região e atuação do presidente regional, Alex di Pasquali.

Já o vice-prefeito e secretário municipal de turismo Paulinho Toa Toa comemorou o sucesso da 3ª edição do Festival Esquina do Mundo, que é mais uma marca da retomada dos eventos presenciais e do turismo na Terra Mãe do Brasil. “Parabenizo à gestão do prefeito Jânio Natal que deu todo apoio para tornar possível a realização do Festival, à ABRASEL, nas pessoas dos seus presidentes nacional, Paulo Solmucci, e regional, Alex di Pasquale, ao SEBRAE, SENAC, aos restaurantes e chefs participantes que, após longo período de incertezas e desafios causados pela pandemia, estão colhendo resultados excelentes com o aumento do movimento e das vendas. Agradeço a todos os conselheiros do CMDT que aprovaram o patrocínio para a realização deste grande evento em nosso município. O Esquina do Mundo é um grande indutor do turismo”, completou o vice-prefeito. Segundo Paulinho Toa Toa, que relatou, ainda, que em conversa durante a cerimônia de encerramento, o presidente da Abrasel nacional se comprometeu a realizar o Encontro Nacional da Associação de 2022 aqui em Porto Seguro.

O Festival Esquina do Mundo também lançou em seu instagram oficial uma série de vídeos tratando da Gastronomia que compõem o evento em Arraial, com a participação de diversos restaurantes e os chefs, cozinheiros ou empreendedores por trás de cada projeto, chegando ao alcance de milhares de pessoas pelas redes sociais e pela TV Santa Cruz. Quem conduz os vídeos é o chef Don Fabrizio, do restaurante Fabrizio Gastronomia. Para acompanhar, acesse o site www.gastronomiadajuda.com,br e instagram @gastronomiadajuda.

“O patrocínio da Prefeitura de Porto Seguro através da Secretaria de Turismo,  teve uma importância fundamental na realização do Festival e no grande sucesso desse maravilhoso evento, importantíssimo não apenas para o setor da gastronomia, que tanto sofreu com a pandemia, mas para o turismo do destino. A Abrasel fica muito agradecida ao prefeito Jânio Natal, ao vice-prefeito e secretário Paulinho Toa Toa e toda a equipe da SETUR, por tamanho apoio e divulgação”, relatou Alex di Pasquali.

Apoio de diversas empresas e instituições patrocinadoras, dentre elas está a  Egg – Escola de Gestão em Negócios de Gastronomia, apoiadora do Festival que cedeu três bolsas de cursos profissionais (2 de Chefs Executivos e 1 de Gerente de Restaurante) a chefs participantes do evento deste ano.

Patrocínio: Sicoob, Naturaves, Cambuí Supermercados e EGG – Escola de Gestão em Negócios de Gastronomia.

Por: Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro – SETUR
Fotos: ABRASEL

Aumento de voos para Porto Seguro impactará diretamente o turismo no destino

Ler matéria

Festival Enchefs Bahia acontece pela primeira vez em Porto Seguro e seleciona três vencedores para o Prêmio Nacional Dólmã

Ler matéria

Sistema Agrofloresta Sucessional Biodiversos chegará à comunidade Pataxó

Ler matéria

Veja também

Porto Seguro sedia Festival Enchefs Bahia para a seletiva do Prêmio Nacional Dólmã

Ler matéria

Mundial de Capoeira em Arraial d’Ajuda acontece em julho com apoio da Prefeitura

Ler matéria

Campanha Porto Seguro Para o Mundo investe em turismo ecológico com participação em Seminário Internacional

Ler matéria