Contemplados do Carnaval Cultural 2020 recebem premiação

Desde a última sexta-feira, dia 8, a Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Municipal de Cultura e Turismo realiza a premiação dos contemplados do Edital do Carnaval Cultural 2020, que teve como objetivo, fomentar, promover e difundir a produção e realização desta festa popular. O pagamento contou com o empenho da Secretaria em viabilizar os processos e pagamentos. Em menos de 15 dias, os contemplados que apresentaram a documentação exigida tiveram o aporte disponibilizado. A premiação continua a ser distribuída durante essa semana.

O Carnaval Cultural contemplou dois tipos de premiação: por Histórico/Tradição (um fomento aos grupos inscritos e que apresentavam todos os requisitos do Edital) e Premiação Exclusiva – Desfile Carnaval 2020, e beneficiou pessoas físicas (produtores e representantes de grupos, blocos e agremiações carnavalescas tradicionais de Porto Seguro, não-formalizados e que tenham mais de três anos de atividade) e jurídicas (Micro e Pequenas Empresas) com valores entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, em cinco categorias diferentes. (Confira no box abaixo).

PREMIADOS

Foram escolhidos na Premiação Exclusiva – Desfile Carnaval 2020 com o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente: Fantástico, Das Coleguinhas e Suvaco do Cabral(Abadá); Oduduwa,  Orunmilá e Brasil Chama África (Afro); Ninguém Segura Essas Babás, Adão e Eva e Os Fraldas (Fantasia); O Bloquinho, Banda Bandeiroza e Ladeira Abaixo (Livre).

Já para a categoria Histórico/Tradição, os blocos Fantástico, Os Folhas, Pé de Cana, Arraial Folia, Coleguinhas, Suvaco Do Cabral, Carnaporco, Os Meketrefs, dos Pescadores, Esquenta, Geladeira (Abadá); Oduduwa,  Brasil Chama África, Orunmilá (Afro); Filhos de Netuno, Bamups, Os Fraldas, Cityguets, Ninguém Segura Essas Babás, Adão E Eva (Fantasia); da Alegria (Infantil), Trivelinha, Galo Da Agrovila, Banda Bandeiroza, Lavagem do Cajueiro, Ladeira Abaixo, As Barguncetes, O Bloquinho e Oooooa (Livre) também foram contemplados.

AVALIAÇÃO

Os concorrentes foram avaliados por uma comissão julgadora que utilizou critérios como contexto sociocultural, passando por projetos sociais, educativos, culturais em caráter de voluntariado na comunidade e comprovadas através de matérias jornalísticas, certificados, premiações, fotos e vídeos, a performances musical/instrumental, número de foliões e desfile.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, a premiação é uma forma de valorizar e dar continuidade à cultura dos blocos de carnaval tradicionais de Porto Seguro. “O que observamos aqui e em outras cidades é o aumento da procura por Carnaval de blocos de rua, onde existe a participação efetiva do público e é para todos os gostos. Jovens, adultos e crianças se divertiram muito este ano e para o próximo esperamos maior adesão dos blocos ao Carnaval Cultural, para fazer novamente uma grande festa, celebrando a cultura e o entretenimento em Porto Seguro”, declarou.

Rede de Energia em Caraíva passa por revisão

Ler matéria

Planos de Retomada da Economia de Porto Seguro chegam na fase final

Ler matéria

Comissão Multidisciplinar do CMDT discute estruturação do Planejamento de Retomada da Atividade Turística de Porto Seguro

Ler matéria

Veja também

Caraíva recebe fumacê como prevenção ao Aedes aegpti

Ler matéria

Sectur participa de reunião na Câmara sobre o Fundo de Turismo

Ler matéria

Vamos colorir Porto Seguro? Sectur lança coleção de desenhos para colorir

Ler matéria