Conheça os novos pontos turísticos de Porto Seguro

Edital Porto Mais Cultura Intervenções Artísticas contemplou 10 locais do município que receberam obras de artistas moradores e nativos do nosso Destino

A Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realizou o Edital Porto Mais Cultura Intervenções Artísticas e por meio dele contemplou 10 locais do município que estão recebendo obras de artistas locais. Todas as obras devem ficar prontas até o próximo dia 23 quando a Comissão do Edital para a Lei Aldir Blanc fará uma inspeção nos locais.

Importante ressaltar que todos os artistas são cadastrados reconhecidos via decreto por seu valor em Porto Seguro. Na fase final dessa entrega muitos dos pontos já estão praticamente acabados e já chamam a atenção por suas cores e formas.

 

POSTERIDADE

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, as intervenções ao mesmo tempo que embelezam a cidade se tornam um legado que ficará para a posteridade, tanto para os artistas, quanto para a gestão.

“É uma linda homenagem a nossa população e de diversas formas resgata as raízes do povo, revitaliza e transforma os locais em pontos de visitação, que prometem gerar lindas imagens e muitas fotografias de turistas e visitantes, que por meio de mídia espontânea, vão divulgar Porto Seguro para o Brasil e o mundo inteiro. Além disso, deixa a marca de cada artista que tem se destacado e trabalhado em prol de nosso município”, comentou.

A prefeita Claudia Oliveira destacou também a importância do aporte que o edital, através da Lei Aldir Blanc abrangeu. “Além do edital de intervenções, que somou R$ 200 mil, outras linguagens artísticas também foram contempladas – e terão suas obras disponibilizadas posteriormente em um site criado especialmente para este fim. Os espaços culturais reconhecidos por meio de censo local e credenciados por meio de chamamento público de nosso município também receberão subsídio”, explicou.

 

Confira abaixo mais informações sobre as Intervenções Artísticas:

MURO DO PORTO DE CARAÍVA

Artista: Maria Do Carmo M. Soares (Duca de Caraíva)

Artista plástica, nascida no RS e moradora de Caraíva há mais de 40 anos

A obra tem como intuito destacar a localização de Caraíva no litoral sul da Bahia e mostrar os pontos principais da nossa orla.

 

PRAÇA DAS PINTAGUEIRAS

Artista: Valquer Alves Lima (Valquito Lima Vieira)

Artista plástico, nascido no quadrado de Trancoso.

A obra tem como intuito resgatar e homenagear através dos Mastros de Trancoso todas as igrejas históricas do Descobrimento. O autor homenageia e representa suas raízes com a obra Mastros Sagrados do Descobrimento, por meio de suas cores, formas e devoção.

 

PRAÇA DA BANDEIRA

Artista: Fernando S. Carvalho (Oiti Pataxó)

Artista plástico, de etnia Pataxó do município de Porto Seguro.

A intervenção criada pelo artista é uma escultura que tem o intuito de destacar os povos Pataxó no contemporâneo com suas vestimentas tradicionais com o uso de outros materiais, lã a miçanga. Trata-se de Escultura de uma índia Pataxó com sua pintura corporal e suas vestimentas.

 

ESCADARIA DA CIDADE HISTÓRICA

Artista: Gabriel Guyra Negrão Morales

Mosaicista e muralista

Com a obra Escadaria Mar à Vista, o artista tem como intuito revitalizar e transformar a escadaria que conecta Porto Seguro com a Cidade Histórica, em um importante ponto de visitação.

 

ESCADARIA DO FORTIM

Artista: Giovana Faustini

Mosaicista, residente em Trancoso.

A intervenção tem como intuito convidar o visitante a descobrir um caminho pela fauna e flora dessa região, que levam a maravilhosa vista do histórico Fortim Sta. Cruz.

PRAÇA SÃO BRÁS

Artista: José Chaves da Silva

Artista plástico de Porto Seguro

A intervenção tem como intuito, trazer a Cultura da Bahia na Árvore da Cultura Local, todos com base e sustento sobre a raiz de São Braz.

 

ESCADARIA NOSSA SENHORA D’JUDA

Niala Fernandes Varela

Artista plástica, moradora de Vale Verde.

Por meio do Projeto ‘Ancestralidade’, a obra destaca a união de todos os povos. Para a intervenção, a artista contou com uma equipe formada por Naomi Varela; Vanderlan Jesus; João dos Cocos Brazão; Henrique Santos e os grafismos indígenas foram produzidos por Pitoroco Pataxó e Txihi Pataxó.

 

MURO DO COLÉGIO MUNICIPAL

Artista: Nerize Portela Madureira

Artista Plástica, moradora de Porto Seguro

A obra é fruto de uma criação coletiva de artistas mulheres, nativas de Porto Seguro no projeto Elas se [Redes]Cobrem na Costa. A partir deste encontro, surge o fluxo das águas entrecortando a paisagem e destacando as divindades da cultura afrobrasileira, em sua relação com a natureza e a diversidade local. As artistas convidadas para este projeto foram Clara Egrejas, Loba Artes, Evelyn Emi e Ana Sacra.

 

PRAÇA DO TRABALHADOR

Cléber Silva Santos e Robson Bispo

Artistas plásticos, grafiteiros e muralistas

A obra tem como intuito dinamizar a região da Pça. Do Trabalhador, localizada em um dos maiores e mais importantes bairros do município. Através da representação de atividades culturais, como a dança e os esportes e ícones da cultura baiana, essa intervenção pretende fazer com que os passantes interajam com a praça de uma outra maneira, valorizando o espaço e o que ele representa para a população.

 

BOSQUINHO

Artista: Neusa Maria Consorti (Jherny Consorti)

Artista plástica, natural de Itapira (SP), trancosense de coração desde a década de 1980.

A intervenção da artista é a fonte, que representa o quão próspero é Trancoso, terra de beleza natural, de bons frutos, dos índios, dos negros, nativos e birimbandos e nos bancos e mesas em mosaicos com tabuleiro embutido de jogos dama/xadrez, um espaço para alimentar o corpo e a mente.

Ação inédita de Porto Seguro entrega mimos para 50 influencers nacionais

Ler matéria

PORTO SEGURO – Press Trips finalizam campanhas de 2020 para a retomada do Destino

Ler matéria

Decolar classifica Porto Seguro como oitavo destino mundial mais procurado por estrangeiros

Ler matéria

Veja também

Festival de Cinema de Trancoso é sucesso em sua terceira edição

Ler matéria

Casa de Perainda é palco da terceira Edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso

Ler matéria

Mais um Festim é realizado no Esquina do Mundo

Ler matéria