Comissão Multidisciplinar do CMDT discute estruturação do Planejamento de Retomada da Atividade Turística de Porto Seguro

“Nós honramos o nome de Porto Seguro, pois acreditamos que ele seja nossa missão. Por isso, nosso município  vem se organizando desde o início da pandemia para quê a retomada do Turismo seja feita de forma equilibrada. Para isso contamos com o auxílio e o apoio do CMDT, do trade turístico e de diversos outros órgãos municipais. Queremos receber nossos turistas, mas queremos receber bem, e continuar sendo conhecidos pela hospitalidade e para que isso ocorra, é necessário, neste momento, primordialmente, a segurança em saúde”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães.

Com esta premissa é que na tarde de ontem, dia 19, a Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro (Sectur) promoveu um encontro para discutir o planejamento para retomada pós Pandemia. A reunião, aconteceu no Salão de Eventos do Hotel Solar do Imperador e contou com a presença de representantes da comissão para a retomada do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT), já definidos para este trabalho, convidados do trade turístico, além da Anvisa, Abrasel, Secretaria de Saúde e Sinart.

 

COMPARTILHAMENTO

Na ocasião, foram compartilhados os planos de ação que foram sugeridos ao COEM, acerca da retomada do Turismo, as minutas e protocolos de vários setores e distribuídas aos grupos de trabalho da Comissão para suas devidas contribuições. Para Meios de Hospedagem e Organização de Eventos ficaram responsáveis a Abih, o Sindhesul e o Senac; as Barracas de Praia e Gastronomia, tiveram contribuições da Abrasel e CDL; para o item Ambulantes, ficaram a cargo da Associação Comercial e do Sebrae; já Transportes Turísticos, Agências e Operadores e Guias, tiveram colaboração da Abav e da Singtur. A Sectur, a Agência nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e a Secretaria de Saúde atuaram com contribuições em todos os setores e os convidados – Câmara de Vereadores, AR Turismo e Aeroporto (Sinart), também foram atuantes e decisivos para as atividades. Na tarde de hoje, todas as contribuições foram apresentadas.

Para Renata Tardin, do Sindhesul, a reunião foi muito proveitosa. “Parabéns pelo comprometimento e dedicação de todas as entidades ali representadas e pela iniciativa do poder público através da Secretaria de Cultura e Turismo, com o intuito de contribuir para o resultado mais assertivo possível diante deste cenário inesperado”, declarou.

Artur Alberti, da AR Turismo, também esteve presente ao encontro e ficou muito feliz com este passo dado pela Secretaria e que engloba o trade trazendo procedimentos e cuidados tão importantes neste momento, criando parâmetros e um norte a todos. “Para animar ainda mais tivemos um live no dia 20/05 com a diretoria de produtos da CVC Brasil, falando da expectativa e de como o cliente adora e quer vir a Porto Seguro, uma live importante, com a participação da Prefeita Claudia e seus secretários de Turismo e Saúde, portanto não tem como dar errado”, comentou.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Seguro, Valeria Ferraz, também parabenizou a Secretaria de Cultura e Turismo, “pela iniciativa em unir todas as entidades representativas da cidade em prol do município tornando-o mais seguro para nossos moradores e turistas através de protocolos de saúde e limpeza”, comentou.

O empresário Vinicius Brandão, da Rede Bem Bahia de Hotéis, declarou que acredita que sendo implantado nos próximos dias, o planejamento de retomada econômica, dentro do que foi apresentado na reunião da CMDT, junto com a colaboração das associações e órgãos presentes, serão atendidas as expectativas dos empresários do setor turístico e do comércio de Porto Seguro de forma geral.

Paulo César informou que Porto Seguro está cuidando de todos os itens desde protocolos em Vigilância em Saúde dos mais diversos segmentos a setores, estruturas e equipamentos para receber o turista de forma adequada e segura. “Importante frisar que todo o planejamento da retomada está alinhado com as prerrogativas das instituições que regulam cada setor, inclusive o Ministério do Turismo para esta atividade especificamente”, finalizou.

BREVE

A novidade apresentada no encontro pela Sinart foi a liberação de 16 voos para Porto Seguro (Gol e Latam), a partir de 11 de junho.

Rede de Energia em Caraíva passa por revisão

Ler matéria

Planos de Retomada da Economia de Porto Seguro chegam na fase final

Ler matéria

Contemplados do Carnaval Cultural 2020 recebem premiação

Ler matéria

Veja também

Caraíva recebe fumacê como prevenção ao Aedes aegpti

Ler matéria

Sectur participa de reunião na Câmara sobre o Fundo de Turismo

Ler matéria

Vamos colorir Porto Seguro? Sectur lança coleção de desenhos para colorir

Ler matéria