Cineasta Português participa do Arraial Cine Fest

Entre os dias 1º e 7 de dezembro, Porto Seguro recebeu a 10ª Edição do Arraial Cine Fest, que contou com uma série de palestras e presenças nacionais e internacionais. De Portugal, o cineasta e Diretor-Presidente do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, Carlos Sargedas foi um dos convidados especiais.

O cineasta revelou que já conhecia Porto Seguro, pois há cinco anos esteve, com uma equipe, fazendo um banco de imagens do município. Ele conta que também é jurado do Arraial Cine Fest e seu filão é o documentário. “É um prazer estar aqui e penso em ficar por mais tempo. Eu, o Juca (Fonseca, coordenador e curador da mostra) e o Beto Carminatti (também cineasta), estamos fazendo um documentário sobre os índios Pataxós, que deve ser apresentado em maio, no Festival Finisterra, em Portugal”, disse.

Sargedas que afirma que prefere o cinema documental e  explica que gosta de documentários com o movimento turístico, mas que tenha presença humana. “Tem que haver uma história, no caso dos Pataxós mostramos as comunidades, e principalmente ao desmistificar os índios para os europeus. Esperamos que com este material sobre os índios, podemos abrir as portas para o turismo na Europa. Em conjunto com Juca ainda estamos rodando um documentário sobre o julgamento do Capitão Pero do Campo Tourinho, com pesquisas aqui e em Viana do Castelo, em Portugal. Ainda existem outros projetos de documentário e ficção, mas que ainda não iniciamos”, finaliza.

Lei Aldir Blanc é aprovada e beneficia Cultura

Ler matéria

Plano Estratégico para retomada da economia em Porto Seguro é apresentado hoje

Ler matéria

Secretaria de Cultura e Turismo realiza Censo Cultural

Ler matéria

Veja também

Ação coordenada neste domingo (14) visa fomentar turismo baiano

Ler matéria

Sectur, Saúde e empresários se unem para construir Protocolo para Eventos

Ler matéria

Segmento Cultural em Porto Seguro tem pesquisa realizada pela Sectur

Ler matéria