Casa de Perainda é palco da terceira Edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso

No último dia 30 de novembro, a Casa de Perainda recebeu Festival Internacional de Cinema de Trancoso, que chega a sua 3ª edição. Na ocasião estiveram presentes o diretor das animações Rio e A Era do Gelo, Renato Falcão; o Pajé da Reserva Pataxó Aldeia da Jaqueira e sua esposa e parteira da aldeia; Gabriel Guedes e o Quarteto de Orquestra de Trancoso; Saulo Senra, diretor do filme A Luz, premiado em mais de 14 países; o diretor de cinema Jorge O Mourão; Juliane Chaves, representando Neville d’ Almeida, especialmente convidados para o evento, que ainda contou com a participação Sérgio Mehlem, Superintendente de Cultura e representante do Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães e a Superintendente de Turismo, Patrícia Martins, que representou a Prefeita Cláudia Oliveira.

Os homenageados dessa edição – Maria Bethânia, Dona Onete, Ney Matogrosso, e o cineasta Halder Gomes – enviaram áudios e vídeos para se fazerem ‘presentes’ à cerimônia.

A Prefeitura de Porto Seguro é uma das patrocinadoras do Festival, por meio do Fundetur. Além disso, o evento também faz parte da retomada do Turismo em Porto Seguro e recebeu apenas 200 convidados, seguindo o Protocolo de Segurança em Saúde do Programa Porto Mais Seguro.

 

PROGRAMAÇÃO

Por conta da Pandemia de Covid -19, a programação presencial será mais intimista e contará com rodas de conversas e exibição de películas na Casa de Perainda; projeções na Igreja de São João Batista, no Quadrado; um museu audiovisual, na Casa de Festas do Povo de Trancoso; e a produção de dois filmes pelos participantes do curso de Introdução ao Cinema, que tiveram mentoria diretor de cinema Cláudio Costa Val, um dos fundadores da Escola Livre de Cinema, de Belo Horizonte. Deste curso, sairão duas produções de releituras de filmes de Charlie Chaplin. Há ainda outras ações para o Teatro de Trancoso e para o Fly Club, que receberá o encerramento do Festival.

Além dos eventos presenciais, o festival terá todo o seu conteúdo disponibilizado no site.

 

IMPORTÂNCIA

O Secretário de Cultura e Turismo ressaltou a importância do Festival de Cinema como um dos eventos mais aguardados do ano e que leva o nome de Trancoso para o Mundo. “É um evento de grande importância no calendário de Porto Seguro, tanto cultural, quanto turístico. E como este, temos diversas festas durante todo o ano. A Pandemia o transformou e possivelmente várias das ações desse ‘novo normal’ terão continuidade. E isso é bom, porque mais pessoas poderão se beneficiar com o conteúdo artístico-cultural online e também conhecer um pouco mais sobre nosso destino”, comentou.

A Prefeita Claudia Oliveira diz que o evento é uma forma de trazer mais conhecimento pois é acessível tanto para o turista quanto para a comunidade. “O Festival envolve a comunidade economicamente e culturalmente. E isto pode ser vivenciado na projeção dos curtas e longas metragens nos espaços em Trancoso e no ‘Cinema a céu aberto’ no Quadrado. Economicamente, o distrito se prepara para receber o turista, sempre com a alegria e receptividade que só o nosso povo sabe ter. Muitos não puderam estar aqui neste momento, mas deixo aqui meu convite para que em breve possa conhecer o que temos a oferecer”, finalizou.

3ª edição do Mastercard Jazz de Trancoso vem aí, com programação presencial e gratuito

Ler matéria

Filme produzido no IV Festival de Cinema de Trancoso (BA) é selecionado para o festival de cinema nos Estados Unidos

Ler matéria

Porto Seguro pode voltar a ser rota dos principais cruzeiros turísticos

Ler matéria

Veja também

Turismo em Porto Seguro é normalizado após o sol voltar a brilhar

Ler matéria

Roteiro do turismo rural de Porto Seguro recebe validação do Ministério do Turismo e da UFF com excelência

Ler matéria

Encerramento do Festival gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda surpreende com parrilha do Chef Marcos Livi

Ler matéria