Após 40 anos, Sinos da Igreja São João Batista dos Índios voltam a badalar

No último domingo, dia 6, os fiéis da Igreja São João Batista dos Índios e moradores de Trancoso celebraram a reativação dos sinos da Igreja. Após ficarem por 40 anos desativados, os objetos que passaram por restauração, badalaram em meio a bênçãos dedicadas por Frei Romão, pároco da igreja.

O templo, que preserva parte da estrutura dos séculos XVII e XVIII, é o primeiro do interior da Bahia a ser incluso no Projeto de Resgate dos Sinos, idealizado pelo secretário Fausto Franco, que tem realizado a captação de patrocinadores para arcar com os custos das requalificações. No caso de Trancoso, o doador é o empresário Fabiano Balestra, da Vital Properties. Além dele, o Club Med e Fasano também fizeram parte dessa parceria público privada.

Na cerimônia, além dos doadores e parceiros, estiveram presentes os superintendentes municipais de Turismo, Patrícia Martins e de Cultura, Sérgio Mehlem; o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães e a Prefeita Cláudia Oliveira.

 

HISTÓRICO

Os sinos são feitos totalmente de bronze e sua presença na igreja denota da época da construção, do final do século XVII, atestado pela edificação da pequena torre na lateral do templo, que faz parte do conjunto arquitetônico da construção. E o motivo de ter cessado as badaladas foi a falta de manutenção.

Frei Romão conta que o trabalho de restauro se deu por volta de um mês e meio. “Grande parte do restauro foi feito em Salvador e outras no Rio de janeiro. Três engenheiros da empresa Sinos e Carrilhões do Rio de janeiro acompanharam a obra iniciada precisamente no dia 17 de outubro deste ano”.

Ainda segundo o pároco da igreja, não há registro do que ocorreu com o badalo original, se foi quebrado, roubado ou de como desapareceu. “Em 1984 foi posto um [badalo] de ferro mas não tinha a mesma eficácia, pois era amarrado em uma corda e não fazia o mesmo efeito, pois não era o sino que fazia o movimento e sim o badalo”, finalizou.

Lei Aldir Blanc – Editais Culturais em Porto Seguro são entregues em tempo recorde

Ler matéria

Prefeita Cláudia Oliveira participa de abertura do Museu e entrega de uniformes aos monitores da Cidade Histórica

Ler matéria

Ação inédita de Porto Seguro entrega mimos para 50 influencers nacionais

Ler matéria

Veja também

Conheça os novos pontos turísticos de Porto Seguro

Ler matéria

PORTO SEGURO – Press Trips finalizam campanhas de 2020 para a retomada do Destino

Ler matéria

Decolar classifica Porto Seguro como oitavo destino mundial mais procurado por estrangeiros

Ler matéria