Porto Seguro sai na frente

Porto Seguro sai na frente e lança o novo plano de retomada do turismo e fortalecimento do destino, com grande prestígio no mercado brasileiro

Porto Seguro sai na frente e lança o novo plano de retomada do turismo e fortalecimento do destino, com grande prestígio no mercado brasileiro

Com enorme sucesso, aconteceu na noite desta segunda-feira (24), no belíssimo espaço vip Isla, no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, o evento “Retomada e fortalecimento da imagem dos destinos turísticos: Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva”. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conseguiu reunir os maiores nomes do trade nacional e local, que contou ainda com a participação especial e ao vivo do Ministro do Turismo Gilson Machado. O Ministro destacou a importância e enorme prestígio de Porto Seguro no mercado brasileiro e reafirmou seu total apoio aos gestores, empreendedores e profissionais da Terra Mãe do Brasil. O evento foi realizado de forma híbrida (presencial e virtual), com a grande participação de mais de 150 pessoas do setor, sendo a maioria através de plataforma on-line.

O evento foi elaborado a partir do entendimento do prefeito Jânio Natal e do Vice e Secretário de Turismo Paulinho Toa Toa quanto à necessidade urgente em encontrar meios de retomar efetivamente as atividades turísticas em Porto Seguro e seus distritos, onde 95% da economia depende do turismo para se manter, sendo um dos setores mais prejudicados após o início da pandemia da Covid-19. Segundo o anfitrião, Paulinho Toa Toa, “Porto Seguro foi reaberta aos turistas desde o segundo semestre de 2020, porém nem todos se sentem seguros para viajar, então o foco é mostrar para eles que o nosso destino está funcionando seguindo rigorosamente os protocolos de segurança sanitária com a obrigatoriedade de uso de máscara, higienização e distanciamento social, e os roteiros turísticos são diversificados, com muitas opções de atividades ao ar livre, passeios diurnos, vasta gastronomia a noite e outras atrações que respeitam os decretos municipal e estadual. Além disso, estamos realizando ações constantes de combate ao Coronavírus, com testagens em massa e vacinação ampla, implementação do Selo Porto Seguro Responsável, sanitização dos corredores turísticos e a construção do hospital municipal Referência Covid-19 no Arraial d’Ajuda, que será inaugurado em junho. Todas essas medidas promovem o cuidado com a vida dos moradores e dos turistas, que é nossa prioridade, mas cuida também da economia, geração de empregos e renda para nosso povo”.

Durante o encontro foram apresentadas ações já realizadas pela SECTUR e parceiros, em 2021, como as alianças estratégicas com o Governo Federal, através do FUNGETUR, com o Sebrae, Senac, Abrasel e outras entidades; participação no “Projeto Experiências do Brasil Rural” do MTur, com o roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, criado pela Secretaria e selecionado; contratação de consultoria estratégica em turismo, campanhas como “Ainda é Verão” e das comemorações do “22 de abril – Aniversário do Brasil”, lançamento do novo Festival Gastronômico Raízes, que acontecerá no mês de julho deste ano, e o reordenamento das atividades turísticas em Caraíva e Trancoso, que serão realizadas também em Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. Foi anunciado que haverá um ordenamento das atividades, mudança da forma de comunicação digital e uma reforma administrativa com novo organograma.

Na ocasião também foram apresentados, pelo Consultor Richard Alves, dados de uma pesquisa realizada com 82 empreendedores, gestores e profissionais da área, que resultou em um panorama demanda turística nos últimos seis meses. Através desses dados, foi elaborada e apresentada uma proposta de ações da SECTUR, em parceria com os empresários e instituições da sociedade organizada, que visam proporcionar uma estratégia de promoção e comercialização do destino.

O Prefeito Jânio Natal não pode estar presente no evento, mas enviou um vídeo com mensagem especial ao trade, onde destacou todo esforço e preocupação da gestão com a cadeia produtiva do turismo, além de expressar o quanto é importante realizar as ações em conjunto com o setor privado, para que as crises sanitária e econômica sejam superadas em todas as esferas.

Participaram do Painel de debates presencial a equipe da SECTUR, através do Superintendente Anderson Quaresma, a Diretora de Mercado Aline Rodrigues e a Diretora de Marketing Brígida Carla; os representantes do Sebrae, Alex Brito e Flávia Goroni, e pela ABIH local e regional falou Wilson Spagnol. Já o Painel On-line contou com as participações ao vivo do Ministro do Turismo Gilson Machado, da Gestora de produtos master da Azul Viagens – Sônia Nunes, dos diretores da Itapemirim linhas aéreas – Lincoln Amano e Paula Bardon, do proprietário da Forma Turismo – Renato Costa, da Gerente regional nordeste da Decolar – Renata Colla Bufarat e do Diretor de sourcing terrestre nacional da CVC Corp – Cristiano Placeres.

Foi unanimidade entre eles o destaque de Porto Seguro no mercado do turismo brasileiro. Os diretores destacaram também que estão registrando grande procura dos clientes pelos pacotes de viagens para Trancoso, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro e Caraíva, e comprovaram que os índices referentes à Terra Mãe do Brasil vão na contramão do cenário do país, tendo apresentado aumento significativo das vendas. Já para o verão de 2022, a novidade em Porto Seguro fica por conta dos navios de cruzeiros, que irão aumentar ainda mais o fluxo de turistas na cidade.

O prestigiado evento contou também com a presença de autoridades representativas como o Comandante da Marinha Bruno Farias, Tenente Coronel Alexandre Costa Souza da Polícia Militar, Tenente Coronel Helber Viana do 6º GBM de Porto Seguro, Guarda Municipal, Secretário de Obras Denisson Matos, Secretário de Governo e Comunicação Miguel Ballejo, Superintendente de Segurança Capitão Antônio Farias, Superintendente de Cultura Herculano Assis, a ABIH local foi representada pelos Vice-presidentes Vinícius Oliveira, os conselheiros do CMDT Conselho Municipal de Desenvolvimento Turístico) Renata Tardin e Heitor Siqueira, e da SINART Carlos Roberto Rebouças.

Por SECTUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro
Fotos Secom

Avião da ITA pousa em Porto Seguro pela primeira vez

Ler matéria

1º Fórum de Sustentabilidade de Trancoso apoia desenvolvimento turístico responsável

Ler matéria

Porto Seguro receberá grandes navios na temporada 2021/2022

Ler matéria

Veja também

Turismo Rural em Porto Seguro

Ler matéria

Festival Gastronômico em Porto Seguro – “Raízes de Porto Seguro”

Ler matéria

“Semana do Aniversário do Brasil”

Ler matéria