“22 de Abril – Aniversário do Brasil”

“22 de Abril - Aniversário do Brasil” Porto Seguro, a Terra Mãe, festeja os 521 anos dos brasileiros

O dia 22 de abril é conhecido como dia do Descobrimento e, por isso, também é o dia do nascimento do Brasil. Em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, a Prefeitura e a Secretaria de Turismo estão realizando ações pela internet e por manifestações individuais que além de promover o destino nacionalmente, tem o objetivo de conscientizar todos brasileiros da importância histórica da cidade para o país, pois foi aqui que a nação começou. Para a realização do projeto “22 de Abril – Aniversário do Brasil” foi criado todo um conceito, elaborado e executado com a união das entidades de classe e secretarias municipais. A identidade visual do projeto, denominada “Nossas cores, nossa identidade”, foi inspirada na bandeira nacional, referências históricas, indígenas e culturais, que resultou em um Selo alusivo à data comemorativa. Este projeto almeja incluir a data no calendário oficial de eventos em todo o país, como o dia em que comemoramos o orgulho de sermos brasileiros.

As comemorações acontecerão durante toda esta semana, até o dia 25 deste mês. Prédios públicos receberão iluminação cênica, comércios e residências serão incentivados a decorarem as fachadas (opcional). Inclui, ainda, ações nacionais em redes sociais, produção de vídeos que mostram o destino, lançamento do “Festival Gastronômico Raízes”, desenvolvimento de um site específico para este fim (www.aniversariodobrasil.com.br) e a  criação de uma medalha que representa a “Comenda do 22 de Abril – Aniversário do Brasil” que será entregue à personalidades com relevância na história nacional.

Mais do que uma data cívica, esta é uma oportunidade de promover o “22 de abril” como data com potencial turístico, incentivando o aumento do fluxo de visitantes à Terra Mãe, o que irá gerar mais renda e empregos, promovendo também a cultura nacional e local. “É muito importante comemorarmos o nascimento da nação brasileira e os seus 521 anos de história. Desejamos ‘plantar essa semente’ no coração de todos os brasileiros, começando pelo nosso município, onde o dia 22 de abril já é feriado”, destacou o Prefeito Jânio Natal. Aliás, o atual Prefeito de Porto Seguro, enquanto Deputado Federal, apresentou o Projeto de Lei 1.554, de 2011, que dispõe sobre a transferência da Capital Federal da República Federativa do Brasil para a cidade de Porto Seguro, e teve como relator o Deputado Federal Nelson Pellegrino. O PL foi aprovado.

Grandes são as heranças históricas e culturais que a Terra mãe do Brasil tem a oferecer aos turistas, além das suas belezas naturais, povo acolhedor e praias paradisíacas. “Esse projeto visa despertar a consciência em cada cidadão, trabalhando a memória interna, para posteriormente reverberar a importância da cidade para o país e a naturalidade do Brasil, que nasceu em Porto Seguro, por isso é conhecida também como Terra Mãe do Brasil”, destacou o Secretário Paulinho Toa Toa.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Secom – Prefeitura de Porto Seguro

Avião da ITA pousa em Porto Seguro pela primeira vez

Ler matéria

1º Fórum de Sustentabilidade de Trancoso apoia desenvolvimento turístico responsável

Ler matéria

Porto Seguro sai na frente

Ler matéria

Veja também

Porto Seguro receberá grandes navios na temporada 2021/2022

Ler matéria

Turismo Rural em Porto Seguro

Ler matéria

Festival Gastronômico em Porto Seguro – “Raízes de Porto Seguro”

Ler matéria