1º Fórum de Sustentabilidade de Trancoso apoia desenvolvimento turístico responsável

A programação contou com palestras, painéis e mesa redonda, onde os participantes apontaram demandas e anseios.

O 1º Fórum de Sustentabilidade de Trancoso reuniu o poder público, sociedade civil organizada, empresários e profissionais ligados à ecologia, no dia 28, para discutir as perspectivas de desenvolvimento no sentido de beneficiar o turismo, agronegócio, cultura artesã, alinhado aos parâmetros ecológicos que respeitem o meio ambiente e as tradições da comunidade.

Tendo em vista que Trancoso é uma das regiões com o metro quadrado mais valorizado do país, procurado por celebridades, atraindo investidores do mercado de luxo em hotelaria, e por conta das praias paradisíacas, alta gastronomia e identidade cultural, mídia espontânea nacional, passear pelo vilarejo é uma experiência inesquecível, bem como, um importante mercado para quem quer investir, tornando-se importante pensar em critérios para que todo esse potencial seja cuidado, valorizado e preservado, mas que haja progresso.

Estratégias e competências

O Movimento Bem Querer de Trancoso, organizador do evento, elaborou programação com palestra, painéis e mesa redonda, onde os participantes apontaram demandas e anseios. O secretário de Meio de Meio Ambiente, Jânio Natal Júnior, e o superintende de Turismo, Anderson Quaresma, pontuaram o compromisso da Prefeitura sobre os principais temas discutidos: identidade envolvendo a cultura e estética do vilarejo; gestão e tratamento de resíduos; turismo sustentável e operação verão.

A pedido do prefeito Jânio Natal, anunciaram uma máquina trituradora de poda e coco, que irá transformar o subproduto, que vai para o lixo e causa saturação do aterro sanitário, em matéria orgânica para compostagem. “Visamos a agricultura local e queremos minimizar danos causados pelo acúmulo de resíduos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Jânio Natal Júnior, acrescentando a importância de valorizar as raízes sociais em um crescimento planejado, onde poder público e comunidade defendem o futuro de Trancoso.

“As propostas construídas neste encontro terão, com certeza, espaço na Secretaria Municipal de Turismo, que está sempre próxima do trade turístico, com o diálogo aberto. Mais do que isso, o reordenamento e a promoção das atividades turísticas em Porto Seguro e distritos, de forma sustentável, tem total atenção do nosso Prefeito Jânio Natal e o Vice e secretário de turismo Paulinho Toa Toa”, conclui o superintende de Turismo, Anderson Quaresma.

Por: SECOM de Porto Seguro

Avião da ITA pousa em Porto Seguro pela primeira vez

Ler matéria

Porto Seguro sai na frente

Ler matéria

Porto Seguro receberá grandes navios na temporada 2021/2022

Ler matéria

Veja também

Turismo Rural em Porto Seguro

Ler matéria

Festival Gastronômico em Porto Seguro – “Raízes de Porto Seguro”

Ler matéria

“Semana do Aniversário do Brasil”

Ler matéria