1º Fórum de Sustentabilidade de Trancoso apoia desenvolvimento turístico responsável

A programação contou com palestras, painéis e mesa redonda, onde os participantes apontaram demandas e anseios.

O 1º Fórum de Sustentabilidade de Trancoso reuniu o poder público, sociedade civil organizada, empresários e profissionais ligados à ecologia, no dia 28, para discutir as perspectivas de desenvolvimento no sentido de beneficiar o turismo, agronegócio, cultura artesã, alinhado aos parâmetros ecológicos que respeitem o meio ambiente e as tradições da comunidade.

Tendo em vista que Trancoso é uma das regiões com o metro quadrado mais valorizado do país, procurado por celebridades, atraindo investidores do mercado de luxo em hotelaria, e por conta das praias paradisíacas, alta gastronomia e identidade cultural, mídia espontânea nacional, passear pelo vilarejo é uma experiência inesquecível, bem como, um importante mercado para quem quer investir, tornando-se importante pensar em critérios para que todo esse potencial seja cuidado, valorizado e preservado, mas que haja progresso.

Estratégias e competências

O Movimento Bem Querer de Trancoso, organizador do evento, elaborou programação com palestra, painéis e mesa redonda, onde os participantes apontaram demandas e anseios. O secretário de Meio de Meio Ambiente, Jânio Natal Júnior, e o superintende de Turismo, Anderson Quaresma, pontuaram o compromisso da Prefeitura sobre os principais temas discutidos: identidade envolvendo a cultura e estética do vilarejo; gestão e tratamento de resíduos; turismo sustentável e operação verão.

A pedido do prefeito Jânio Natal, anunciaram uma máquina trituradora de poda e coco, que irá transformar o subproduto, que vai para o lixo e causa saturação do aterro sanitário, em matéria orgânica para compostagem. “Visamos a agricultura local e queremos minimizar danos causados pelo acúmulo de resíduos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Jânio Natal Júnior, acrescentando a importância de valorizar as raízes sociais em um crescimento planejado, onde poder público e comunidade defendem o futuro de Trancoso.

“As propostas construídas neste encontro terão, com certeza, espaço na Secretaria Municipal de Turismo, que está sempre próxima do trade turístico, com o diálogo aberto. Mais do que isso, o reordenamento e a promoção das atividades turísticas em Porto Seguro e distritos, de forma sustentável, tem total atenção do nosso Prefeito Jânio Natal e o Vice e secretário de turismo Paulinho Toa Toa”, conclui o superintende de Turismo, Anderson Quaresma.

Por: SECOM de Porto Seguro

Encerramento do Festival gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda surpreende com parrilha do Chef Marcos Livi

Ler matéria

Porto Seguro recebe equipe do MTur e da UFF

Ler matéria

Festival de Cinema de Trancoso

Ler matéria

Veja também

Porto Seguro tem presença marcante na ABAV 2021 com estande próprio e infraestrutura inédita do destino

Ler matéria

1ª Conferência Municipal de Turismo anuncia novas ações para a gestão do turismo até 2025 em Porto Seguro (BA)

Ler matéria

Avião da ITA pousa em Porto Seguro pela primeira vez

Ler matéria