Terceira edição do Terreirada é realizada em Trancoso

Um evento para o reconhecimento e valorização do legado ancestral das religiões de Matriz Africana, assim pode-se definir o Terreirada 2019, que ocorreu no último domingo, dia 1º, na Casa das Festas, em Trancoso.

O evento que chegou a sua 3ª edição, teve como objetivo ser um fórum de discussões e troca de experiências sobre o Candomblé e a Umbanda, onde as formas de gestão e condução das práticas religiosas e terapêuticas das mesmas, foram a temática, e teve em sua programação apresentações culturais, roda de conversa e bênçãos religiosas.

Como uma forma de quebrar paradigmas e enaltecer a cultura, as apresentações ficaram a cargo do Grupo Oduduwa- Edna e grupo; Capoeira do Sul da Bahia, com Mestre Diney; Samba de Terreiro, com Mãe Augusta, do Ilê Axé D’Omin, as palestras As Terapias Integrativas nos Terreiros, com Carlos Cruz , da Casa Pai Oxalá;  A Religião das Senzalas, com Raul Bromberg, do Ilê Axé D’Omin;  além da Roda de Mulheres, com temas variados e Pai Júnior, com Unzo de Nkosi Raiz Amburaxo.

O Superintendente de Cultura do município de Porto Seguro, Sérgio Mehlem, esteve no local e parabenizou a iniciativa da realização do evento. “Pudemos participar deste grande evento de integração e promoção cultural e ressaltar fortalecimento das culturas de terreiro e afrodescendentes, bem como a contribuição para a identidade em nosso município. A integração das comunidades do Candomblé e Umbanda e as ações sociais, que são promovidas dentro das comunidades, aproximam e desmistificam essas práticas tão importantes culturalmente”, expôs. Estiveram presentes também a Superintendente da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Patrícia Martins, representando a prefeita do Município de Porto Seguro, Claudia Oliveira e o secretário da pasta, Paulo César Magalhães e a Superintendente de Igualdade Racial, Carmelita de Jesus Santos (Cabocla).

 

Rede de Energia em Caraíva passa por revisão

Ler matéria

Planos de Retomada da Economia de Porto Seguro chegam na fase final

Ler matéria

Comissão Multidisciplinar do CMDT discute estruturação do Planejamento de Retomada da Atividade Turística de Porto Seguro

Ler matéria

Veja também

Contemplados do Carnaval Cultural 2020 recebem premiação

Ler matéria

Caraíva recebe fumacê como prevenção ao Aedes aegpti

Ler matéria

Sectur participa de reunião na Câmara sobre o Fundo de Turismo

Ler matéria