Festa de São Sebastião – Puxada dos Mastros será amanhã

O grande dia é amanhã! O último dia da Festa de São Sebastião, em Trancoso, contará com a puxada dos mastros. Este ritual tradicional é uma herança portuguesa antiga, acontece desde o período colonial. A versão mais divulgada sobre sua origem remete ao tempo dos jesuítas, os quais teriam “inventado” o rito partindo de rituais presentes entre os povos tupis, a exemplo da corrida de toras.

O sacrifício para São Sebastião, na forma da derrubada e da puxada da tora até a frente de igrejinha, culminando com seu levantamento, seria uma forma de expiação dos pecados.

adf adfa d fasd

Festa

No final da tarde de hoje, 19, a Casa de Festas no Quadrado ficou repleta de pessoas, que vieram auxiliar na preparação para o último e mais esperado dia de festa. Nesta segunda-feira, dia 20, os festejos começarão bem cedo. Às 5h, a Casa das Festas receberá a concentração para a puxada dos mastros. Às 7h, será servido o café da manhã e às 12h, o almoço. A Missa será celebrada às 16h, seguida da procissão de cânticos de voz. Logo após as celebrações religiosas, haverá Samba, Levantada do Mastro, Dança do Moribundo e Passagem do Mastro para o próximo festeiro, todos no Quadrado.

 

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, mostrar um pouco da Cultura de cada destino e ver a participação da comunidade na preparação do festejo é ter a certeza de que a tradição está sendo mantida e passada aos descendentes. “É a História e a Cultura sendo vivenciada e contada com ações, cantos, danças, rezas e fé”, declarou.

A prefeita, Cláudia Oliveira, destaca que é um compromisso de sua gestão apoiar e participar de eventos que remontam a origem cultural da comunidade. “Assim, perpetuamos nossas tradições e podemos promover entretenimento e celebrações festivas junto aos moradores e visitantes”, pontuou, muito satisfeita com a participação da sociedade em realizar manifestação de fé tão genuína e animada.

Comissão Multidisciplinar do CMDT discute estruturação do Planejamento de Retomada da Atividade Turística de Porto Seguro

Ler matéria

Contemplados do Carnaval Cultural 2020 recebem premiação

Ler matéria

Caraíva recebe fumacê como prevenção ao Aedes aegpti

Ler matéria

Veja também

Sectur participa de reunião na Câmara sobre o Fundo de Turismo

Ler matéria

Vamos colorir Porto Seguro? Sectur lança coleção de desenhos para colorir

Ler matéria

Sectur realiza pesquisa, reestrutura o direcionamento em Cultura e Turismo de Porto Seguro e se prepara para a retomada pós Covid-19

Ler matéria