Porto Seguro

Porto Seguro realiza Conferência Municipal de Cultura

21/12/2017

Com o tema "A Cultura como Política Pública Municipal: Desafios e Oportunidades", representantes de várias classes artísticas locais, da sociedade civil e do poder público se reuniram no salão de eventos do Porto Seguro Eco Bahia na tarde da última terça-feira, 19, para a IV Conferência Municipal de Cultura. O evento também contou com a presença do prefeito em exercício, Humberto Nascimento.

Na oportunidade, foi possível colocar em discussão ideias e propostas para o campo da cultura por meio dessa instância de consulta. As conferências são ferramentas para que a sociedade civil possa participar de forma significativa na formulação e execução das políticas culturais. Em Porto Seguro, no ano de 2017, foram realizadas conferências territoriais onde o corpo técnico da SECTUR foi a várias localidades ouvir as necessidades e prioridades de cada distrito.

Ao todo, foram mais de 100 participantes em todas as conferências com mais de 200 contribuições que serviram para a formatação do DEC (Direcionamento Estratégico da Cultura), que foi lançado, em primeira mão, pelo secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Richard Alves, durante a conferência.

Ainda durante a realização da conferência, aconteceu a escolha de delegados distritais que serão responsáveis pelas demandas e prioridades do setor da Cultura e em algumas localidades de Porto Seguro, além do anúncio de dois editais que irão atender o setor cultural, sendo que um será voltado para o fomento de projetos culturais locais e o outro para o incentivo ao Carnaval Cultural, com apoio aos blocos de rua que crescem a cada ano.

Para Richard, a gestão da cultura em Porto Seguro deu um passo significativo no ano de 2017. "Estamos engajados no desafio de proporcionar à comunidade local políticas culturais mais consistentes e mais efetivas para incentivar e valorizar a cultura em Porto Seguro. 2017 foi um ano desafiador, pois sabíamos que precisávamos avançar em algumas questões. Foi um ano de fortalecimento do nosso Conselho Municipal de Política Cultural, de revisão dos marcos regulatórios, da consolidação da Semana do Descobrimento como um grande evento local e do fortalecimento da discussão das políticas culturais como as comunidades locais", afirmou.

Já Beto Nascimento também celebrou os avanços das discussões dos assuntos relativos à cultura. "A realização dessa conferência mostra a nossa decisão de fortalecer a cultura de Porto Seguro. Me sinto muito feliz em hoje poder apresentar a vocês mecanismos de incentivo que vão beneficiar ao todo, nesse primeiro momento, 50 entidades culturais do município. A partir disso, possamos consolidar para os próximos as bases de sustentação para a cultura da maneira que a população deseja e da forma que nós queremos", contou.

Secretaria de Cultura e Turismo

Ascom - Prefeitura de Porto Seguro