Porto Seguro

Apresentações teatrais encerram atividades do Turismo Vai à Escola em Porto Seguro

08/12/2017

Mais de 200 alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino de Porto Seguro se reuniram no Centro de Convenções do SENAC, na tarde desta quarta-feira, 06, para várias apresentações teatrais que encerraram as atividades do projeto "Turismo Vai à Escola" esse ano, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o CEMPEC (Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura).

Com a presença de Richard Alves, secretário de Cultura e Turismo, e Cláudia Regina Monteiro, secretária de Educação, Carleone Filho, coordenador do CEMPEC, além do vereador Abimael Ferraz Gomes, o Bibi, alunos das escolas municipais de Itaporanga, Alcides Faustino dos Santos - Vera Cruz, Honorina Passos - Trancoso, Brigadeiro Eduardo Gomes - Arraial d'Ajuda, e Padre José de Anchieta - Porto Seguro apresentaram peças teatrais que abordavam temas ligados ao turismo, como: artesanato, empreendedorismo, meio ambiente e sustentabilidade, gastronomia e patrimônio cultural.

Richard Alves ressaltou a importância do turismo no desenvolvimento dos jovens de Porto Seguro. "O turismo é fundamental para a nossa cidade, pois significa que devemos cuidar bem de nossos bens naturais, da nossa cultura, do nosso povo. Estamos dando continuidade ao projeto, que nasceu em 2015, de uma forma que os jovens possam se envolver ainda mais com o turismo e que eles saibam a importância dessa atividade para o futuro deles", disse.

Já a secretária Cláudia Regina acredita na expansão do projeto para o ano que vem. "Estou muito feliz com o sucesso do projeto e vamos, em 2018, ampliar o número de alunos e escolas participantes, principalmente de localidades mais distantes", afirmou.

O projeto "Turismo Vai à Escola" contou com o apoio dos palestrantes: Tais Lucílio, da Conservação Internacional; Heitor Siqueira, da Praça Caminho do Mar; Kelly Fernanda Paduin, da Despertar Trancoso, e Antônio Robson de Araújo, do SEBRAE. Além deles, Taípe Turismo, Castro Neves Turismo, Boto Turismo, Viação Porto Seguro, Viação Águia Azul e o SENAC apoiaram o projeto.

O projeto

Identificando a necessidade de envolver os jovens de Porto Seguro com o turismo, a SECTUR, em 2015, desenvolveu o projeto "Turismo Vai à Escola" para mostrar a alunos e professores da rede pública de ensino municipal a importância da atividade para o município. Com isso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o CEMPEC, surgiu a proposta de, por meio de manifestações teatrais, criarem um envolvimento entre alunos e professores por meio do turismo.

Secretaria de Cultura e Turismo

Ascom - Prefeitura de Porto Seguro