Porto Seguro

Milhares de estudantes da rede pública e privada de ensino de Porto Seguro prestigiaram o Festival Cultural do Descobrimento - Semana do Brasil

23/04/2018

O Festival Cultural do Descobrimento - Semana do Brasil reuniu milhares de estudantes da rede pública e privada de ensino de Porto Seguro durante os cinco dias de evento. Crianças e adolescentes puderam conhecer um pouco mais da história do país de maneira didática e lúdica.

Entre os atrativos do Festival, os alunos puderam realizar visita orientada ao Museu de Porto Seguro, participaram das diversas atividades realizadas no Espaço Curimim, tal como as oficinas de pipa, circo e confecção de bonecas africanas; brincadeiras como pula-pula e piscina de bolinha; e aulas de culinária infantil, além de explorarem todos os cantos da Cidade Histórica.

A viabilização desse encontro entre crianças e adolescentes, muito aprendizado, brincadeiras e atividades pedagógicas, foi feita através da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Educação, que viu no Festival, uma excelente oportunidade de aprendizado para os alunos do município.

Para o diretor da escola Canta Galo, em Trancoso, Pedro Domingos, foi uma oportunidade ímpar para os alunos. "A maioria deles não conhecia a Cidade Histórica, eles amaram as programações do Festival. Os alunos ficaram fascinados com as informações recebidas durante o evento. Experiências como esta enriquecem e fortalecem o ensino aprendizagem das nossas crianças", acredita.

Regina Santos, diretora da escola Valdivio Costa, ficou muito satisfeita em poder levar os alunos ao evento. "As crianças participaram de atividades de contação de histórias, pinturas, valorização das aves e diversas oficinas que foram de grande fortalecimento do conhecimento e imaginário de cada um que esteve ali. Ficamos muito felizes em poder participar do Festival", comenta.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo Richard Alves, a participação dos alunos da rede municipal e privada no Festival abrilhantou ainda mais o evento. "Além de acessarem a história e cultura do Brasil e de Porto Seguro de uma maneira diferenciada, tenho certeza que os estudantes vivenciarem momentos únicos que ficarão na lembrança. A participação das escolas tornou o Festival do Descobrimento ainda mais especial", acredita.