Porto Seguro

Vem aí mais uma temporada de Observação das Baleias em Porto Seguro

10/07/2017

Elas estão entre os maiores animais do mundo, podendo chegar até 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. Gigante e belas, as baleias jubarte migram todos os anos das águas geladas da Antártica, no extremo sul do planeta, numa viagem que dura dois meses, por mais de cinco mil quilômetros, para as águas mornas da costa brasileira. 

Durante quatro meses, de julho a outubro, esses animais tiram uma espécie de colônia de férias, período que eles utilizam para namorar e cuidar dos filhotes. A Bahia é um local privilegiado para as baleias devido à geografia do lugar. A plataforma continental da região sofre um alargamento, que chega até 200 quilômetros mar adentro. Essa condição de águas rasas e mornas é ideal para o acasalamento.

Para quem se propõe a fazer o passeio de observação das baleias é necessária uma dose de paciência, persistência e, acima de tudo, um pouquinho de sorte. Elas podem ser encontradas em qualquer ponto da imensidão do mar, a qualquer momento. Após uma viagem que pode durar até uma hora e meia, vem a recompensa.

Em sua maioria, as jubarte andam em grupos. Na maioria das vezes é possível não apenas ver os animais, mas também ouvir os borrifos de sua respiração. Durante o passeio, com a utilização de um hidrofone colocado na água, os visitantes podem ouvir o canto das baleias, emitidos pelos machos como uma forma de atrair as fêmeas.

A duração do tempo para observação das baleias em alto-mar é de no máximo 30 minutos. Tempo suficiente para as baleias se exibirem em uma apresentação exclusiva. É um privilégio e um espetáculo que só a natureza pode proporcionar.

Serviço

Cia do Mar

Contato: (73) 3288-2107 / 99967-3128 / 98802-1110 (Paula)

Site: http://www.ciadomar.com/

E-mail: paulaadriana.ms@hotmail.com

Foto: Thais Melo

Secretaria de Cultura e Turismo