Porto Seguro

Porto Seguro fomenta turismo de Observação de Aves na Costa do Descobrimento

10/04/2017

Foi lançado em Porto Seguro, na tarde desta terça-feira, 04, no Centro de Convenções do SENAC, o projeto de Observação de Aves, que tem com objetivo promover o fomento dessa segmentação turística na região tendo como espaços dedicados para esse fim unidades de conservação localizadas na Costa do Descobrimento.

 

A ideia surgiu por iniciativa da Conservação Internacional (CI-Brasil), das RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Estação Veracel e Rio do Brasil, do Parque Nacional Pau Brasil e do Refúgio da Vida Silvestre do Rio dos Frades. Os números da prática de observação de aves pelo mundo impressionam. Segundo a CI-Brasil, somente nos EUA, pioneiros nessa atividade, estima-se que existam 80 milhões de observadores de ave. Na Europa, em cada dez pessoas, três são observadores. Já no Brasil, foi constatado um crescimento nos últimos anos. A estimativa é a de aproximadamente 30 mil observadores no País.

Para se ter uma ideia, nas RPPNs Veracel e Rio do Brasil, no Parque Nacional Pau Brasil e no Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades, locais escolhidos para a observação de aves na região, mais de 200 espécies já foram catalogadas. De acordo com especialistas, a tendência é que esse número aumente com o crescimento dos novos fãs da prática.

"É um privilégio enorme para todos nós que moramos nessa região de termos uma quantidade imensa de áreas preservadas para que possamos oferecer uma melhor qualidade de vida para a comunidade. Aqui temos um potencial enorme para associarmos a geração de renda e emprego com a valorização do bioma da Mata Atlântica", disse Renato Carneiro, Gerente de Sustentabilidade da Veracel.

A prefeita Cláudia Oliveira, presente no evento, destacou a importância do fomento a essa segmentação turística. "Estou encantada com esse projeto. Tenho a certeza que é uma grande oportunidade para o nosso destino se inserir em uma segmentação que só tem a acrescentar para a geração de renda e empregos e também para a qualidade da oferta turística de Porto Seguro".


Secretaria de Cultura e Turismo

Ascom - Prefeitura de Porto Seguro